O que saber sobre lesões no ambiente de trabalho?

img

Milhares de trabalhadores são afastados todos os anos devido lesões e doenças ocupacionais. Elas ocorrem pelos mais diferentes motivos. Má postura, movimentos repetitivos, sedentarismo. Porém há diversas maneiras de prevenir tais lesões. Continue lendo e saiba como.

De acordo com dados estatísticos da Previdência Social cerca de 100 mil trabalhadores são afastados de suas funções com sintomas de LER todos os anos. Além do fator saúde, essa situação representa grande custo para as empresas uma vez que a produtividade diminui.

Principais causas das lesões

• Movimentos repetitivos;
• Postura inadequada;
• Pressão psicológica.

Como prevenir lesões no local de trabalho

• Análise ergonômica;
• Avaliação médica;
• Ginástica laboral;
• Pausas regulares;
• Metas atingíveis.

Conforme relato de diversas empresas é comum trabalhadores não participarem da ginástica laboral. Seja pela correria do dia a dia, pela quantidade de tarefas, pela entrega de resultados, ou mesmo por desconhecer seus benefícios.

É importante salientar que o ritmo excessivo de trabalho pode colaborar para o surgimento dessas lesões. É necessário que haja conscientização, palestras, e orientação quanto a importância de praticar ginástica laboral todos os dias. 

Outro fator de risco percebido em grande parte dos profissionais é o sedentarismo. A carga horária de trabalho muitas vezes exaustiva não permite ir à academia, praticar exercícios, e ter uma rotina mais saudável. Com o tempo o corpo sente os efeitos.

Quem trabalha num escritório por exemplo, pode se atentar ao layout dos móveis, a posição do monitor, teclado, cadeira, impressora, cuidar a maneira que está sentado e se causa dor às suas costas ou dor de cabeça devido ao alinhamento do monitor.

Profissionais que trabalham no chão de fábrica precisam cuidar ainda mais uma vez que as máquinas são diferentes e exigem a mesma posição o tempo todo. Pratique ginástica laboral, faça pausas quando for necessário, e busque ter uma vida saudável.

Na empresa em que trabalha profissionais já se afastaram por causa de lesões? É oferecido ginástica laboral ou pausas durante o horário de trabalho? Quer saber mais informações sobre Ergonomia e outros cursos que oferecemos? Entre em contato.

Artigos Relacionados

PCMSO: o Que é, Quando Deve ser Feito e Como Funciona

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde...

Ler Mais...

NR 24: O que é, Objetivo e Principais Atualizações

A Norma Regulamentadora 24 (NR 24) define as...

Ler Mais...

O que é a NR 23 - Proteção e Combate a Incêndios

De acordo com a NR 23, é obrigatório que todas...

Ler Mais...

Uso de Acessórios: Como Diminuir Acidentes de Trabalho

O uso de acessórios no ambiente de trabalho pode...

Ler Mais...

Cozinhas Industriais: Principais Riscos e Uso de EPIs

Os acidentes de trabalho em cozinhas industriais...

Ler Mais...

O que é CAT, a Comunicação de Acidente de Trabalho

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é...

Ler Mais...

Quais as Consequências do Sedentarismo no Trabalho?

O sedentarismo no ambiente de trabalho é uma...

Ler Mais...